Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Pesquisador da Unemat descreve nova espécie de abelha
Pesquisador da Unemat descreve nova espécie de abelha
06/02/2006 08:44:56
por Coordenadoria de Comunicação Social
Nova espécie de abelha encontrada na Chapada dos Guimarães
Nova espécie de abelha encontrada na Chapada dos Guimarães

O Professor Evandson José dos Anjos Silva, do Departamento de Biologia da Unemat em Cáceres, estuda uma nova espécie de abelhas encontrada na Chapada dos Guimarães. Em artigo publicado recentemente, denominado “Uma espécie nova de Exaerete Hoffmannsegg no Brasil”, o pesquisador descreve e ilustra as características apresentadas por machos que diferenciam esta nova espécie.

O estudo foi conduzido em uma reserva situada no parque nacional da Chapada dos Guimarães, na proximidade da cachoeira conhecida como Véu de Noiva. As coleções foram coletadas mensalmente, no período de setembro 2003 a julho 2005.

A Chapada do Guimarães é caracterizada por ser floresta úmida de planalto e localiza-se no limite natural as bacias do Amazonas, Platina e do Araguaia, isto é, o nordeste da Bacia do Alto Paraguai.

Os 3 machos desta nova espécie de Exaerete Hoffmannsegg foram atraídos usando agentes químicos, em novembro 2004, no começo da estação das chuvas. Os espécimes capturados passaram por análise detalhada em laboratório.

Devido ao pequeno tamanho das abelhas, que podem medir de 18 a 28 milímetros, o trabalho é realizado com equipamentos apropriados. “Um microscópio com um micrômetro ocular foi usado medir as peças do corpo das abelhas. Já as genitalias, com uma Leica DFC 280 e IM o software 50”, descreve Evandson José dos Anjos Silva no artigo.

O estudo do professor da Unemat, Evandson José dos Anjos Silva, faz parte da tese de doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto e nele o pesquisador descreve as características compartilhadas por estas abelhas, incluindo dimensões e os órgãos reprodutores.

Fonte: Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), sob coordenação da professora Dr. Carolina Joana da Silva, também responsável pelo primeiro Mestrado Institucional da Unemat em Ciências Agro-Ambientais.

Veja o resumo do trabalho no site www.mapress.com/zootaxa ou solicite o artigo na íntegra pelo e-mail: evandson@usp.br.

Danielle Tavares

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada